Prevenir alagamentos é uma questão de consciência de todos nós

Como e porquê separar o lixo?
08/01/2018
Dez fatos curiosos sobre as baratas
12/01/2018
Exibit tudo

Sempre que há alagamentos na cidade, as pessoas costumam atribuir a responsabilidade às autoridades municipais: a culpa é da Prefeitura! De fato, a responsabilidade pela limpeza dos bueiros e bocas de lobo é do poder público. Porém, também são culpados pelos alagamentos nas áreas urbanas os próprios cidadãos que agridem o meio ambiente toda vez que não descartam adequadamente seu lixo e resíduos. A falta de áreas verdes, de espaços naturais, também contribui para o agravamento do problema. O asfaltamento das vias públicas, em substituição às pavimentações ecológicas é outro fator agravante. A falta de absorção por parte do solo contribui significativamente para que ocorram os alagamentos que tantos transtornos nos causam.

A falta de investimento em políticas públicas de reaproveitamento, reciclagem, coleta seletiva é fator crítico neste quadro, porém, a falta de conscientização dos cidadãos é igualmente determinante para o caos que se cria sempre que há uma enxurrada.

Dicas para Não Entupir os Bueiros

Procure não jogar lixo da rua, mesmo quando não existem lixeiras por perto é indicado colocar o resíduo em algum compartimento para depois eliminar quando chegar à sua casa ou na lixeira próxima.

Eduque as crianças desde cedo explicando as consequências que o ato pode causar para a sociedade. Outra dica do gênero está em colocar no destino correto, conforme as regras da coleta seletiva. Quando chove não é difícil notar as imagens de garrafas PET junto às barragens, aos bueiros e rios.

Faça a instalação de lixeiras na frente da própria residência para evitar com que animais remexam o lixo, ou mesmo que a água da chuva arraste os resíduos de modo direto aos bueiros, por consequência nos rios e córregos.

Diminuir o excesso de lixo representa ponto fundamental na busca por cidades sem enchentes. Ao invés de jogar no lixo os materiais pense em como poderia ser reutilizados ou mesmo quais métodos necessário para encaminhar da melhor maneira para os centros de reciclagem. Promover o descarte correto pode ajudar a diminuir os impactos ambientais relacionados com excesso de produtos descartados com irregularidade por parte da população.

Mantenha jardim no quintal da residência e ajude a diminuir o fluxo de água da chuva que fica acumulada nos bueiros. Espécies florais podem ser interessantes para tornar o clima ameno!