Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, a população de Porto Alegre poderá fazer testes de HIV de graça hoje (1). A capital gaúcha é a cidade com maior incidência de Aids no Brasil nos últimos dez anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
A taxa média é de 95,20 casos por 100 mil habitantes de 2005 a 2015. Nos últimos cinco anos, porém, houve queda no índice, principalmente em 2015, que teve 74,21 casos por 100 mil habitantes.
Para orientar quanto à importância da prevenção, detecção e tratamento a infecções sexualmente transmissíveis e facilitar o acesso a testes de HIV, sífilis e hepatite C, a Secretaria Municipal de Saúde vai montar uma estrutura com seis espaços para coleta de sangue e dez consultórios com profissionais de saúde.
O serviço estará disponível das 9h às 17h, na Praça da Alfândega, próximo ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), na quinta (30) e sexta (1).
Com o tema “Aids, esta luta também é sua”, a ação terá um ambiente com jogos interativos, rodas de conversa, orientações de prevenção, distribuição de preservativos e atividades educativas.
Ainda conforme a SMS, casos reagentes para HIV serão orientados por profissionais e encaminhados aos locais de atendimento, para exames complementares e início do tratamento. Já em caso de confirmação de sífilis, será possível iniciar o tratamento na hora, com aplicação da primeira dose de penicilina.
O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico, diminuindo as defesas do corpo e causando a Aids. Toda pessoa que tem o HIV pode passar o vírus para as outras pessoas, mas nem toda a pessoa que tem HIV tem Aids.
A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e é causada pelo vírus HIV. Como o vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais debilitado e vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a problemas mais graves, como tuberculose ou câncer. Toda a pessoa que tem Aids tem o vírus HIV.
Como se transmite HIV:
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.
Como NÃO se transmite HIV:
Fonte: G1