As obstruções que ocorrem nos sistemas de escoamento de resíduos nas propriedades, sejam residenciais, comerciais, industriais ou condomínios, são sempre motivo de preocupação. Os transtornos são muitos e não são somente com relação a alagamentos, sujeira e estragos de uma forma geral. Também a questão dos custos é bem significativa pois, quando chega a ocorrer a obstrução total e o alagamento conseqüente, é preciso investir em atendimento profissional, com equipamentos e técnicas adequadas para cada caso.
Para evitar que ocorram entupimentos e alagamentos das redes de esgoto, algumas dicas podem ajudar:
- Use grades ou telinhas de proteção em pias e tanques.
- Antes de lavar a louça, retire os restos de comida. Nunca jogue óleo na pia, reserve o óleo utilizado para descartá-lo adequadamente, em cento de coleta. Use um guardanapo ou toalha de papel para fazer a limpeza “grossa” de cada prato antes de iniciar a lavagem da louça.
- Cuidado com pequenas peças de roupa, como meia ou lenço, que podem cair ralo abaixo causando entupimento de esgoto
- Não use água fervendo na pia da cozinha se sua tubulação foi de PVC. Por mais que a água quente ajude a eliminar a gordura, alguns encaixes, como sifões de plástico menos resistentes, podem entornar, gerando pontos de entupimento e até mesmo romper.
- Tome especial cuidado para não deixar pedaços de fio dental caírem na rede de esgoto. Ele é feito de material resistente, seu acúmulo acaba formando uma rede que prende outros materiais, obstruindo as tubulações.
- Retire periodicamente fios de cabelo dos ralos do chuveiro e da pia, evitando que caiam no esgoto. Da mesma forma que o fio dental, o cabelo é resistente, se enrosca e obstrui encanamentos.
- Procure orientar todas as pessoas do seu convívio que não se deve jogar nenhum lixo na rede de esgoto. Por incrível que pareça, é comum ser lançado no ralo ou no vaso sanitário produtos como absorventes, chicletes, pontas de cigarro, cotonetes, camisinhas e até fraldas descartáveis.
- Mantenha sempre as calhas limpas retirando qualquer material que impeça o escoamento da água, em especial folhas e galhos de árvores.
- Não jogue a sujeira varrida da casa pelo ralo, pois ela tende a se acumular na parte de baixo dos encanamentos. Até mesmo poeira deve ser recolhida com uma pá e jogada no lixo.
- Ao contrário da rede de águas pluviais, a rede de esgoto não está preparada para receber o excesso de água de chuva, o que pode causar o retorno do esgoto para a sua casa e até mesmo estourar tubulações. A rede pluvial tem que ser independente.
- Limpe com freqüência a sua caixa de gordura. Esta caixa é indispensável para o bom funcionamento da rede de esgoto, pois recebe a água da cozinha, não deixando que a gordura vá para a rede, evitando entupimento de esgoto e retorno do mau cheiro na pia e o aparecimento de baratas.