Desalojamento de Morcegos

O desalojamento de morcegos é feito através da limpeza, eliminando ninhos e fezes, desinfectação do local e aplicação de gel repelente e telas tipo tapume.

Os morcegos são animais silvestres protegidos pela Lei Federal 9.605/98, têm hábitos noturnos e seus abrigos mais utilizados em áreas urbanas são cumeeiras, beirais, forros, porões, juntas de dilatação, defeitos ou falhas nas construções, etc. Morcegos podem transmitir o vírus da raiva e nas fezes destes animais pode haver fungos causadores da histoplasmose. Não toque em um morcego com suas mãos, mesmo que ele esteja caído no chão, ele pode morder e estar infectado com o vírus da raiva.

Segundo dados da Fundação Nacional de Saúde, o morcego é a segunda espécie transmissora de raiva para humanos em nosso País: cerca de 12% dos casos humanos são transmitidos por morcegos.

Foram identificados alguns fatores que se repetem nos focos de raiva humana transmitida por morcegos hematófagos, tais como: sua ocorrência em pequenos povoados; mudanças no processo produtivo; presença de pequeno número ou ausência de herbívoros; habitações vulneráveis e difícil acesso aos serviços de saúde.

A predação de morcegos, principalmente por felinos, é outro risco de transmissão da raiva humana e um importante elo entre o ciclo rural e o ciclo urbano da doença, ao qual se deve dar a máxima atenção.

A raiva urbana, em cães e gatos, vem sendo atualmente relacionada à cepa comumente isolada em morcegos hematófagos, inter-relacionando, mais uma vez, o ciclo rural e o ciclo urbano.