O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro, no Brasil.
A data homenageia os profissionais responsáveis em desenhar, projetar e concretizar construções. Sejam residências ou prédios comerciais, o engenheiro é um dos principais responsáveis pela segurança da construção. Um pequeno erro nos cálculos poderia colocar a vida de muitas pessoas em perigo.
Origem do Dia do Engenheiro
O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.
O Dia da Engenharia é celebrado em 10 de abril no Brasil.
Tipos de Engenharia
Mesmo sendo este dia dedicado à comemorar os profissionais de Engenharia Civil, existem muitos outros tipos de engenheiros que talvez você não soubesse que existiam:
Engenharia Química (Dia do Engenheiro Químico)
Engenharia Biomédica
Engenharia de Petróleo e Gás
Engenharia Elétrica (Dia do Engenheiro Eletricista)
Engenharia Aeronáutica
Engenharia de Aquicultura
Bioengenharia
Engenharia Ambiental
Engenharia de Alimentos
Engenharia Cartográfica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais
Engenharia de Pesca
Engenharia de Computação
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia em Agrimensura
Engenharia Agrônoma (Dia do Engenheiro Agrônomo)
Engenharia Agrícola
Engenharia Acústica
Engenharia de Segurança no Trabalho
Engenharia de Horticultura
Engenharia Física
Engenharia Florestal (Dia do Engenheiro Florestal)
Engenharia de Minas (Dia do Engenheiro de Minas)
Engenharia Naval
Engenharia Mecânica
Engenharia Hídrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária
Engenharia Sanitária (Dia do Engenheiro de Saneamento)
Engenharia de Telecomunicações
Engenharia de Produção
Engenharia Têxtil.
Déficit de mão-de-obra especializada
Aos profissionais que saem diplomados na universidade uma boa notícia é que o país sofre um déficit de mão-de-obra especializada para trabalhar no mercado.
As oportunidades de emprego são grandes e as áreas de atuação também. Desde os ramos já conhecidos da construção civil e indústria até novas possibilidades de atuação, como a gerência de projetos, aplicação e manutenção.
Os diferentes salários chamam a atenção e podem chegar até a 25 mil reais mensais, como é o caso dos engenheiros que trabalham na gerência de projetos.
Um novo horizonte de possibilidades para engenheiros
Estima-se que até o ano de 2020, no Brasil, haverá a necessidade de no mínimo 600 mil novos profissionais no mercado de trabalho.
A nível internacional, estima-se que no ano de 2020 faltarão cerca de 40 milhões de profissionais diplomados para atender à demanda global.
Algumas empresas realizam o recrutamento desses profissionais para atuar em novas áreas, como consultoria nacional e internacional.
As áreas mais comuns e que mais contratam engenheiros são a indústria, construção civil e energia. Essas também são as áreas que apresentam uma maior necessidade de profissionais no mercado.
No entanto, a área da gerência de projetos e obras, gerência comercial e consultoria demonstram ser muito promissoras, tanto pelos salários pagos quanto pelas perspectivas de empregos futuros.
A demanda nessas cidades é, principalmente por engenheiros das áreas de Lean, Segurança, Qualidade, Manutenção e Produção.
Setores que mais contratam engenheiros
Uma boa maneira de avaliar os setores que mais contratam os engenheiros é analisando em quais áreas eles apresentam uma maior porcentagem de profissionais trabalhando.Segundo dados de pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA), os ramos da engenharia que mais possuem profissionais trabalhando no Brasil são: