8 Formas de combate à insetos

Aranha Armadeira ataca Canoas e Região
08/05/2019
O que aconteceu com o escorpião amarelo?
23/05/2019
Exibit tudo
vários tipos de insetos mortos

insetos dedetizados. controle de pragas

Tem algumas épocas do ano que os insetos procriam mais, e acabam incomodando nosso sossego. O melhor seria fazer uma dedetização, com uma dedetizadora profissional, mas, se não puder agora. Existem diversas formas de acabar com insetos e outras pragas e elas são bem acessíveis.
Não é necessário comprar inseticidas ou produtos químicos para evitar a presença dos insetos, às vezes bastam apenas algumas ervas, óleos, entretanto estes métodos ecológicos podem não ser tão eficientes, então vale muito a pena dedetizar, pois você não terá trabalho algum e tem duração de 6 meses.

1) Incenso e velas

Os incensos preparados à base de plantas ou óleos essenciais também podem ser úteis contra os insetos, por conta da fumaça e do odor que produzem. Recomenda-se incenso e vela de citronela, a palmarosa, o limão, a de lavanda ou de frutos cítricos são inibidores de mosquitos, moscas e outras espécies de insetos.
Velas flutuantes, óleo de citronela, hortelã, lima, limão e alecrim em uma jarra e coloque em torno do seu quintal, nas mesas, etc…
Se forem velas naturais, podem ser usados tanto em lugares fechados quanto em lugares abertos

2) Vela natural de laranja

Cortar a laranja ao meio, tirar os gomos, derreter cera e colocar um pavio dentro.
Podem-se adicionar pedaços de cravo na cera antes que seque.
Pode ser usado em ambientes abertos ou fechados e durar até 24 horas.
Leia também (link): PROBLEMAS COM ARANHAS

3) Limpeza de fossa e caixa de gordura:

Para nós, um dos lugares mais nojentos do mundo, para o início da cadeia alimentar das pragas urbanas é um paraíso. Com certeza não é o mais glamouroso dos trabalhos mas com certeza é algo que precisa ser feito. Se não quiser pôr a mão na massa (literalmente) chame uma desentupidora para fazer o seu trabalho sujo. É só clicar aqui.

BORRIFADORES:

4) Óleo de eucalipto:

Além de repelente, funciona como anti-inflamatório, sendo um dos remédios mais antigos contra picadas de mosquitos.
Ingredientes
15 gotas de óleo essencial de eucalipto
1/4 de xícara de água (62 ml)
1 garrafa com borrifador
Preparo
* Coloque o óleo essencial de eucalipto na água e coloque a mistura na garrafa com o borrifador (cuidado para não ficar muito grosso e entupir).
* Este óleo pode ser aplicado na pele ou em locais fechados, desde que a pessoa não seja alérgica.
* É possível também aproveitar as qualidades do eucalipto cozinhando algumas folhas em casa, pois seu vapor ajuda a afastar os animais.

5) Vinagre de maçã

Tanto o composto quanto o cheiro do vinagre de maçã ajudam a afastar os insetos.
Ingredientes
1/2 xícara de vinagre de maçã (125 ml)
1/2 xícara de água (125 ml)
1 frasco com borrifador
Preparo
* Misture as partes iguais de água com vinagre de maçã e coloque em um frasco com borrifador.
* Borrife o produto por todos os lugares de entrada que os insetos possam encontrar.
* É recomendado também de tempos em tempos limpar a casa com o vinagre: é necessário apenas misturá-lo com água e limpar a rodo.

6) Louro:

As folhas de louro são boas opções para afastar as incômodas moscas. Podemos aproveitar isso e fazer um borrifador caseiro para aplicar o produto de forma direta no inseto.
Ingredientes
20 gotas de óleo essencial de louro
1/4 de xícara de água (62 ml)
1 frasco com borrifador
Preparo
* Misture o óleo essencial com a água e borrife usando um frasco com borrifador.
* Assim como no caso do eucalipto, é possível utilizar as folhas para se fazer uma defumação com a fumaça: é necessário apenas amassar algumas folhas em um prato para posicioná-las em várias partes da casa.

7) Solução de cravo

Ingredientes:
500ml de álcool,
100ml de óleo de amêndoa
100ml de cravo da índia (um punhado).
3 palitos de canela (opcional)
Preparo:
* Misturar todos os ingredientes e colocar tudo em um recipiente fechado, deixe repousar por 3 ou 4 dias, mexendo a mistura a cada 24 horas.
* Recomenda-se aplicar a mistura no corpo, ou mesmo em ambientes fechados, fazendo assim uma mini dedetização temporária local ou corporal.
* No caso do cravo, pode-se fazer também um chá para aromatizar o ambiente espantando os mosquitos, para isso você deve colocar cravo para ferver com bastante água, deixar a água fervendo até o cheiro de cravo tomar conta da casa. Quando ferver, abaixar o fogo.

8) Frutos cítricos:

A maioria dos insetos não suporta o odor e as propriedades dos cítricos, por isso recomendamos que ao invés de você jogar fora as cascas das frutas, use-as na produção de repelentes, fazendo uma dedetização temporária natural, como a maçã: É eficaz por exemplo, pica las em pequenos pedaços e coloca-las nos caminhos de formigas, que estiverem passeando em casa ou no quintal.
Você também pode queimar casca de limão ou laranja: Pode ser feito em uma panela com água, espere que a água ferva. A mistura pode ser distribuída pela casa.
Também tem o clássico limão com cravo: Cortar um limão ao meio e colocar nele o máximo possível de cravos. Trocar o limão a cada 2 dias no máximo, pois seu cheiro vai diminuindo com o tempo.