Altas temperaturas aumentam a proliferação de mosquitos

Sua caixa da água funciona como um filtro! Por isso você precisa limpa-la
28/08/2019
Exibit tudo

Literalmente, estamos em uma gangorra quando falamos do clima gaúcho. Há dias em que a temperatura está lá em cima e outros em que o frio é de “renguear cusco”, como se diz por aqui. Não há mais inverno rigoroso pelos três meses da estação e isso interfere na proliferação de alguns insetos que são mais adeptos ao calor.

O frio do estado fazia com que a incidência de mosquitos diminuísse no inverno, mas nesse ano de 2019 a permanência deles por aqui não foi afetada devido aos dias de calor. Diante disso, é impossível não lembrar e alertar sobre a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunha e zika vírus.

Sobre os mosquitos

A maioria das espécies de pernilongos se reproduz e vive bem em regiões quentes e úmidas. Antigamente, o Rio Grande do Sul não era um estado favorável nessa época do ano porque não faziam dias quentes, e muitos não se adaptam ao frio, mas atualmente o aquecimento global e a umidade das chuvas formam um habitat perfeito para esses insetos.

A evolução e o crescimento das larvas se dão em águas paradas. A larva precisa disso pra sobreviver e se tornar mosquito, então, o controle dessa proliferação está, em parte, na nossa mão.

Em épocas de estiagem é comum haver surto de doenças transmitidas por mosquito devido ao armazenamento de água que muitas pessoas fazem. Para garantir que terão água para consumo, elas estocam em reservatórios sem a preocupação de manter limpos e fechados esses recipientes.

O aumento do número de casos de dengue, chikungunha e zika vírus não tem relação apenas com pessoas picadas aqui. Existem também os casos autóctones que são pessoas que contraíram o vírus em outras regiões e disseminaram por aqui ao serem picadas por um pernilongo – que picou outra pessoa depois. Lembrando que a transmissão dessas doenças se dá através do ciclo mosquito-humano e humano-mosquito.

Prevenção

A melhor forma de prevenção, tanto da proliferação dos mosquitos como da disseminação de doenças, é manter limpa e fechada a caixa d’água, evitar o acúmulo de água parada em vasos de plantas, tampas de garrafas, potes, piscinas, etc.

Aqui se faz apropriado o ditado que diz: “Melhor prevenir do que remediar”. Quando se elimina os focos, não se está protegendo apenas a própria vida, mas a vida de milhares de pessoas que deixaram de ser picadas.

O uso de repelente, inseticidas e telas nas janelas é uma forma de se auto proteger, mas não é tão  efetiva quanto tomar os cuidados de prevenção e, na falta de tempo para isso, o melhor a fazer é contratar um serviço especializado.

Como remediar

A empresa Depclean Desentupidora e Serviços, localizada na cidade se Canoas, oferece uma equipe de profissionais capacitados e experientes na revisão de sistemas de gestão de resíduos, limpeza de caixa de água, desentupimento de fossas, fossos e filtros, dedetização e controle de pragas.

Solicite seu orçamento ou agende seu atendimento através do telefone (51)3077-8953.O atendimento da Depclean funciona 24 horas.