Por que não devemos usar soda cáustica para desentupir o vaso sanitário?

Prepare-se para o verão: higienize os reservatórios de água!
01/11/2017
Exibit tudo

As causas de entupimentos no vaso sanitário podem ser as mais variadas como o acúmulo de material orgânico (fezes e substâncias que compõem a urina), papel higiênico, panos, plásticos e qualquer objeto estranho que possa cair dentro do vaso e obstruir o fluxo da água.
Um vaso entupido é um grande transtorno, tanto em uma residência quanto em uma empresa. Além das questões de higiene, de desconforto pelo mau cheiro, do aspecto extremamente desagradável, existe ainda uma questão de saúde, já que o acúmulo de dejetos no vaso pode provocar a proliferação de bactérias e causar alergias, infecções, etc.
Para resolver o problema rapidamente, costuma-se recorrer a soluções caseiras, indicações de amigos e conhecidos, recursos nem sempre eficazes que podem, inclusive, causar transtornos ainda maiores. Um destes recursos é a utilização de hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica.

Mas, se todo mundo fala para usar a soda, porque não deve-se usar?

A soda cáustica é altamente corrosiva. Além dos riscos de acidentes durante seu manuseio, ela pode, realmente, dissolver o composto que está obstruindo a passagem de água, enquanto está quente (misturada à água fervente), porém, quando esfria, ela se solidifica e pode gerar o acúmulo nas redes dos dutos, somando-se aos materiais derretidos. Isso pode acarretar na total obstrução.
Outro problema que pode acontecer é o total rompimento dos dutos na emenda, já que a soda cáustica derrete a cola. Também pode causar rachaduras, já que tira a resistência do PVC. Enfim, ppensando em economizar, tentando resolver a situação de uma forma mais caseira, é possível ocasionar danos maiores, onerosos e de proporções muito maiores.
Sempre que necessitar, chame um técnico. A DepClean Desentupidora dispõe de atendimento 24h. O orçamento é gratuito.